Susana Barbas

» Professora de yoga 500RYT
» Consultora e terapeuta ayurvédica
» Amante da natureza
» Apaixonada por viajar
» Amo todos os seres vivos

RYT500 Yoga Alliance

Jamais me esquecerei da primeira vez que fiz uma aula de yoga. Foi num ginásio e saí de lá com uma sensação de paz e tranquilidade, e um sorriso de orelha a orelha. “Uauuuu! Que é isto? Que aconteceu lá dentro?”. E foi assim que tudo começou! Não tardou nada para começar a frequentar aulas num estúdio, onde rapidamente passei de uma aula por semana para duas e três. E, logo depois, comecei a ir sempre que podia.

Completamente fascinada pelos benefícios desta prática, comecei a querer saber mais acerca dela. Quando dei por mim, estava a começar a minha primeira formação para professores de yoga, ainda sem qualquer objectivo de vir a dar aulas e apenas porque queria ir um pouco mais fundo nesta prática que tão bem me fazia sentir.

Através do Yoga descobri a sua irmã Ayurveda, a medicina tradicional indiana, pela qual comecei a sentir um enorme fascínio até que, em 2014, dei uma reviravolta na minha vida profissional e fui para a Índia descobrir mais acerca deste conhecimento ancestral.

Em 2016, rumei a Bali para fazer mais 500 horas de formação certificadas pela Yoga Alliance. Pelo caminho, fui fazendo formações em Reiki (nível I, II e III), Meditação das Rosas, Leitura da Aura e Leitura dos Registos Akáshicos, abraçando completamente esta forma holística de olhar o ser humano e o mundo.

Em 2017, fui convidada para fazer parte da organização de um retiro de yoga e meditação, em Aljezur, e acabei por descobrir que isso é o que mais amo fazer. Em 2018, regressei a Bali, mas desta vez como professora. Tive a honra de partilhar os meus conhecimentos em Ayurveda num curso de formação para professores de yoga do conceitado Santosha Yoga Institute.

Sempre fui apologista de um estilo de vida saudável e o exercício físico sempre fez parte do meu dia-a-dia. Com o yoga, descobri uma prática que vai muito para além do corpo físico. É mais um modo de vida. Mas um modo de vida que nos enche de saúde e bem-estar, e que nos reconecta com a natureza que é tão sábia.

Amo a natureza e é rodeada por ela que me sinto plena.
Apaixonada por viajar, é a andar pelo mundo que me torno um ser mais humano.

Testemunhos

A Susana foi a minha primeira professora de yoga, a primeira ligação que tive com o yoga. Procurava na altura uma professora de yoga que me fizesse sentir bem física e mentalmente. Foi nas aulas da Su, como lhe chamo carinhosamente, que descobri partes de mim adormecidas. Ganhei mais flexibilidade, equilíbrio e força física e mental. Aprendi essencialmente, a ser mais consciente, mais presente. E que a maior ferramenta que tenho, a minha maior aliada, é a respiração. Grata Su por fazeres parte da minha vida.
Sofia C.
Portugal
O retiro foi uma experiência única de bem-estar físico, emocional e espiritual. As aulas de yoga foram excecionais, muito mais orientadas para a busca interior do que para os asanas, o que muito me agradou! A tranquilidade que a Susana passa em cada momento do retiro ajudou só por si a descontrair e a concentrarmo-nos nos exercícios propostos. Foi uma verdadeira viagem ao interior da nossa mente! Com um excelente convívio, pessoas extraordinárias e uma ementa a condizer! Muito grata Susana por esta experiência! Mal posso esperar pelo próximo!
Salomé T.
Portugal
Foi através das aulas da Susana que o Yoga finalmente se tornou parte da minha vida e a respiração uma ferramenta calmante. Mas, quando ela se ausentou por alguns meses, procurei um ‘substituto’ da Susana. E, por um tempo, tentei várias outras aulas. Do ponto de vista técnico, encontrei abordagens semelhantes, mas há uma certa simpatia / tranquilidade / simplicidade / abertura / empatia que eu tinha nela e nas aulas dela que não consegui encontrar em nenhum outro lugar e que se tornou parte do meu Yoga ‘cura’. Por toda essa singularidade, a Susana é minha professora de yoga favorita em todo o mundo!
Marta M.
Portugal
Com uma linda energia e presença, a Susana é um ser que brilha. Ela é muito calma e serena e leva uma sensação de paz com ela onde quer que vá. A primeira vez que a conheci, instantaneamente me senti à vontade e na presença de um ser único. Tê-la como minha professora de Ayurveda foi realmente uma bênção. Seu conhecimento infinito e energia calmante são a combinação perfeita. Eu nunca esquecerei quando ela costumava dizer “bem devagar” expressão que ficou comigo desde as aulas dela e que agora uso muito não só comigo, mas também quando dou as minhas próprias aulas. Ela está sempre em meus pensamentos. Obrigado Susana por seres tu. És simplesmente maravilhosa!
Johanna P.
França
O meu retiro com a Susana Barbas foi revelador. Antes de mais pelo respeito que a Susana tem pela individualidade de cada um. Estando integrada num grupo, senti da parte da Susana uma profunda ligação com as minhas caraterísticas próprias. O ambiente do retiro foi de total paragem de um ritmo de vida acelerado e em que saboreei cada hora lentamente. No final senti um relaxamento do meu corpo que eu própria não conhecia. Do ponto de vista espiritual, “visitei” muitas coisas minhas adormecidas, esquecidas ou ignoradas. Deu-me novo fôlego e inspirou-me profundamente.
Catarina C.
Portugal
Querida Susana, desde o primeiro momento em que te vi e conheci, senti imediatamente essa calma, calor e amor que tu tens. Só de estar ao teu lado, sentindo a tua energia tão agradável e suave, sinto meu corpo inteiro relaxar. Este é o efeito que tu tens sobre as pessoas em geral, eu acho. Tu és AMOR. E esse amor está em tudo o que fazes. Mesmo a mais pequena coisa. A cada passo que dás, a cada fôlego, a cada sorriso, … e vendo ou sentindo todo esse teu amor funciona como um tratamento para mim. E isso me enche de amor próprio, instantaneamente.
Margot H.
Bélgica
Demorei muito tempo a iniciar as aulas de yoga. Tinha um pressentimento de que ia gostar e, por isso, pesquisei muitos locais e professores. Tinha a certeza que se não encontrasse a pessoa certa que o mais provável seria desistir… E o que define a pessoa certa? Basta falar um minuto com a Susana para perceber. Sou muito acelerada e quando conheci a Susana pela primeira vez, em poucos segundos estava mais serena. A paz e energia dela são contagiantes! As aulas da Susana são simplesmente maravilhosas, uma verdadeira experiência de Yoga. O Yoga genuíno, puro e completo, mesmo como eu gosto. Como dizia o mítico mestre de Yoga, Sr. B.K.S. Iyengar: “A luz que o Yoga lança sobre a vida é especial. É transformadora. Não muda apenas o nosso modo de ver as coisas; transforma a pessoa que vê. Traz conhecimento e eleva-o à condição de sabedoria.” Quem quiser descobrir este Yoga, tem de encontrar o mestre certo. E a Susana vai ser para sempre a minha mestra. Estou muito grata por a ter na minha vida.
Carla S.
Portugal
Tivemos a ideia de estabelecer como prémio para um objectivo de trabalho atingido oferecer uma massagem de relaxamento para cada um dos trabalhadores da nossa empresa. A Susana Barbas foi-nos referenciada como uma excelente massagista que se deslocaria, sem problemas, ao nosso escritório trazendo todo o material necessário. E foi exatamente isso que aconteceu: desde o primeiro contacto, a Susana foi ultra-simpática e esteve sempre disponível para agilizar, com total profissionalismo, todo o processo de deslocações e horários. E as massagens… as massagens foram incríveis! Todos os colaboradores adoraram estar nas mãos da Susana que aplicou a massagem com toda a atenção, cuidado e dedicação. Gostámos mesmo muito e recomendamos os serviços da Susana com total confiança. Até hoje, muitos dos colaboradores continuam a falar da massagem e estão à espera da próxima!
Silvia
Care to Beauty
Portugal
A Susana é uma professora de yoga maravilhosa! Tem uma energia extraordinária que transmite de uma forma muito graciosa. É calmante, relaxante e suavizante para o coração e para a alma! Todos os retiros que fiz com ela ofereceram comida super saudável, e as suas massagens ayurvédicas são momentos relaxantes e extremamente prazerosos para o corpo e para a mente. É sempre uma energia muito boa quando estamos junto da Susana!
Carine D.
Bélgica